segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Catedral de Notre Dame


         A catedral de Notre Dame fica em Paris, capital da França. Fica na ilha Île de la Cité rodeada pelas águas do Rio Siena, próximo ao Palácio Merovíngio, ambos ficam na mesma ilha. Paris têm duas ilhas e ficam no centro da cidade.
 
      Sua construção foi iniciada em 1.163 e levou quase dois séculos para ser concluída, nela aconteceu a coroação de Napoleão como imperador em 1.804 e a beatificação de Joana D'arc em 1.909 que está representada com uma estátua no interior da igreja.

     Na primeira sexta feira de cada mês é exibido aos visitantes a suposta coroa de espinhos que Jesus Cristo usou durante sua crucificação das dez as cinco horas e em todas as sexta deiras durante a quaresma a partir das quinze horas. Em seu relicário também conta com um pedaço da cruz.

     A catedral é dedicado a Nossa Senhora por isso o nome Notre Dame, ela também marca o centro da cidade, há uma pedra em frente para indicar o marco zero. É comum os turistas tirar foto um um pé sobre o marco zero

   A igreja tem duas torres, sendo a torre norte aberta a visitação, são 386 degraus de subido ao longo dos 69 metros. Ao topo terás uma deslumbrante vista de Paris. Quem não conhece o romance O Corcunda de Notre Dame? Pois bem, esta torre é muito bem conhecida pelos fãs de Victor Hugo. Alem da bela paisagem irá conhecer o pináculos e os gárgulas que também são muitos sitados no livros.

    O sino tem muita história para contar, como fica na torre sul, não é aberto a visitação.

   Mesmo que seja um passeio muito rico intelectualmente e culturalmente, não há nada que impeça a entrada de crianças, apesar de elas não entender a profundidade do significado da arte sacra ou das relíquias que para os católicos têm um profundo significado.

  A entrada na catedral é franca, porém a visitação da torre norte norte é paga. Para o torre, a entrada é franca para quem têm até 18 anos, para até 25 anos custa 6,50 euros e acima de 25 é 8,50 euros. Pessoas com mobilidade reduzida não podem visita-la.

   A moeda local é o Euro.

Foto 01 é a catedral vista pelo rio Siena, foto 02 é a vista da catedral pela Praça Paris e a foto 03 é a vista de uma gárgula pela torre norte 

Nenhum comentário:

Postar um comentário