quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Basílica de Nossa Senhora Aparecida.




    A Basílica de Nossa Senhora Aparecida está localizada na cidade de Aparecida no estado de São Paulo, Brasil. Popularmente a cidade é chamada de Aparecida do Norte em razão da construção da chamada Estrada de Ferro do Norte.

   Conhecida como Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida é o Maior Templo Católico do Brasil, o segundo maior do mundo, atrás apenas da Basílica de São Pedro no Vaticano (Já falei sobre ela aqui no blog, o link vai ficar no final do texto).

    Em 1.717 o povo de Guaratinguetá decidiu fazer uma festa em homenagem a presença de Dom Pedro de Almeida, não era época de pescar, mesmo assim três pescadores resolveram pescar para ofertar os peixes, depois de várias em vão, rezaram pedindo a Deus pela sua pescaria, então ao lançar as redes novamente pescaram uma imagem sem a cabeça de Nossa Senhora da Conceição, lançando a rede novamente pescaram a cabeça da imagem. A partir de então começaram a pegar tantos peixes que a embarcação deles ameaçava afundar. Esse foi o primeiro milagre atribuído a imagem.

     A imagem ficou exporta na casa de um dos pescadores durante quinze anos, por volta de 1.734 (Não se sabe a data exata) foi construída uma pequena capela no Morro dos Coqueiros. Em 1.834 foi construída uma igreja maior que hoje é conhecida como Basílica Velha. A Basílica Nova, assim também conhecida foi construída de 1.952 a 1.954. Existe uma passarela chamada 'Passarela da fé' com 393 metros que liga a antiga com a nova Basílica, ambas visitadas pelos romeiros. 

     No interior da basílica esta exporta a imagem encontrada pelos pescadores em 1.717, hoje ela tem um manto azul e uma coroa de ouro cravejada de diamantes de rubis ofertadas pela Princesa Isabel em pagamento a uma graça alcançada atribuída a intervenção da Santa.

   No subsolo da Basília existe fraldários,banheiros, água potável, capela para batizados e marcações de missas. Na Torre Brasília tem o Museu de Nossa Senhora Aparecida e o Centro de Apoio. Próximo a passarela da fé tem um ambulatório para atendimentos de urgência que conta com médicos, enfermeiros e atendentes totalmente gratuitos. A basílica conta com 200 agentes de seguranças e vigilância 24 horas por dia.

   Próximo a Basílica há o Centro de Apoio ao Romeiro que conta com uma enorme praça de alimentação, lojas de lembrancinhas, fraldários, caixas eletrônicos e até um parque de diversões.

   Os bondinhos aéreos são uma atração a parte, ao todo são 47 cabines com capacidade de até pessoas cada. O embarque é feito na Estação Santuário, que fica no Santuário Nacional e o desembarque é feito na Estação Cruzeiro, localizada no Morro do Cruzeiro (E vice e versa).


Tarifas;

    - Para o bondinho custa 24,00 adulto e 12,00 para crianças e idosos acima de 60 anos, lembrando que esse valor é para ida e volta, caso deseje apenas ir, você irá pegar metade desses valores.
    - Para o Acessar o Mirante no Morro do Cruzeiro custa 06,00 adulto e 03,00 para crianças e idosos acima de 60 anos, você terá a mais bela vista da Basílica e do por do sol.

   - O Acesso a Basílica, a Torre Brasília como a Passarela da Fé são gratuitos.

   A moeda local é o Real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário