terça-feira, 4 de outubro de 2016

O cajueiro de pirangi ou O maior Cajueiro do mundo.

 
    O cajueiro de Pirangi também conhecido como O Maior Cajueiro do Mundo esta localizado na cidade de Parnamirim, no estado Rio Grande do Norte, Brasil.

     A arvore cobre uma área de aproximadamente 8.500m², anualmente produz cerca de 2,5 toneladas de caju.

     Esta arvore sofreu uma espécie de anomalia genética, os seus galhos ao invés de crescer para cima, cresceram para os lados, e quando os galhos atingiam o chão criava novas raízes, fazendo com que esta arvore atingisse esse tamanho.

       Há quem questione o título de maior cajueiro mas nada comprovado. Há relatos na localidade que foi plantada em 1.888, ou seja, tem 128 anos e foi plantada por um pescador local.

     O local é um ponto turístico muito visitado, foi construído uma espécie de estrutura aérea (Foto 02) por sobre as raízes para que os visitantes possam caminhar dentro da arvore sem danificar suas raízes.



   É possível tirar foto próximo a raiz principal (Foto 03). E existem vários outros pontos no decorrer do caminhos próprios para tirar foto. No decorrer de todo o caminho tem vários guias para explicar o caminho e tirar dúvidas. Há um mirante que da a visão ampla de toda a copa da arvore. Nas proximidades da arvore tem um pequena comunidade onde vende lembrancinhas, acessórios na feira de artesanato. E claro, é possível tomar suco de caju (não desse cajueiro), apenas por 2,00 um copo.

    No final de agoto o cajueiro começa a florir e em abril a arvores da seus últimos frutos. Os cajus não são comercializados e tem o tamanho normal de qualquer outro caju e podem ser consumidos por qualquer turista que passar.




   Para entrar a taxa é de 8,00 reais, mas se desejar um passeio guiado lógico que é mais caro, o preço vai variar de agencia para agencia.

    A moeda local é o Real.


(Foto 04, visão aérea do cajueiro, no canto inferior direito do cajueiro, quase imperceptível está o mirante.)



Nenhum comentário:

Postar um comentário